29
Mar 11

Foi da melhor forma que assinalamos o dia nacional dos centros históricos, visitando o centro histórico do Porto. O Porto é de facto uma cidade com uma mão cheia de razões mais do que suficientes para justificar não uma, mas muitas caminhadas pelos meandros da história desta secular cidade. Passeamos pela Ribeira, subimos ao morro de  Pena Ventosa local onde nasceu a cidade, passeamos por ruas  que foram da máxima importância para  o crescimento da cidade medieval da época, p.e. a rua D. Hugo, rua da banharia, rua dos mercadores e vistamos alguns monumentos
O nosso objectivo era percorrer as escadas emblemáticas do Porto antigo, fazendo exercício físico e ao mesmo tempo aprender algo.
Subimos as escadas dos Guindais, descemos as escadas do Codeçal e subimos as bonitas escadas do Barredo até ao morro da pena Ventosa,  entrando na  Rua de D. Hugo pelas escadas das Verdades. Depois de visitar a zona da Sé Catedral , descemos as escadas do Colégio até ao largo do mesmo nome e visitamos a igreja dos Grilos ( ou Igreja de S. Lourenço), Por ultimo descemos  de novo ate ao rio Douro, pelas escadas do Caminho Novo, mesmo junto a um dos poucos vestígios da Muralha Fernandina.
 
Visitamos ainda a  Igreja S. Francisco e as sua catacumbas e a Igreja de Santa Clara. Não querendo fazer uma visita muito histórica ainda falamos de alguns acontecimentos importantes da cidade, como o acidente da Ponte da Barcas, do Cerco do Porto, a origem da cidade e a história de Vimaro Peres.
 
Mesmo com a chuva a marcar presença, a boa disposição e vontade de aprender nunca faltaram...

Teresa e José

 

Autor da foto Sherpa

Autores da foto Teresa e José

Autores da foto Teresa e José

publicado por Vamos Ali às 00:13

comentários:
como é sábado? tamos lá?

sábado vou às compras. já carreguei o cartão.
sérgio a 30 de Março de 2011 às 00:35

Segue-nos no

pesquisar