29
Out 15

Parque Natural de Sanábria

Um parque natural onde água, serras e grandes matas (principalmente de carvalhal) se misturam de tal forma que tornam todos os seus cantos imensamente belos.
O ex-líbris do parque é o lago de Sanabria, alimentado pelo imponente rio Tera. Com cerca de 1,5Km de largura, 3Km de cumprimento e 53m de profundidade, é o maior lago de origem glaciar da Península Ibérica. A 1.000 metros de altitude, o lago rodeia-se de grandes picos, atingindo os 2.127 metros em Peña Trevinca. Cerca de 22.000 hectares, um grande lago, grandes serras, muitas lagoas de montanha, algumas cascatas das quais se destacam as imponentes cascatas de Sotillo, flora e fauna diversa tornam o cenário único. Na fauna destaca-se a lontra (símbolo do parque), o corço, veado, gato montês, águia real e claro o lobo que domina estas paragens.

Messe

______________________________________________

 

Por vezes saímos de casa a pensar - "mas o que é que vou fazer para o monte com esta previsão de mau tempo??". E, também, por vezes somos surpreendidos, não só porque o tempo se aguenta mas porque a atividade imaginada, tem uma reviravolta.

Desde que iniciámos a atividade, por volta das 10.00am, o grupo manteve uma vontade constante de ir mais além, não entrar em correrias, mas aproveitar a beleza da montanha e desvendar alguns dos seus segredos :).

Assim aconteceu - Chegados ao Moncalvo, já com 10 km nas pernas, mas com muitas "ganas", decidimos avançar para o Trevinca, aproveitando a altitude já conquistada. E assim fizemos!

Duas horas e meia depois chegámos ao Trevinca,  apreciando o teto de Sanabria, sempre com o tempo a dar uma ajuda, mantendo o  tempo fresco e seco.

Já pela noite aconchegados no refúgio de Vega do Conde onde pernoitámos fizemos "festa" juntamente com 3 espanhóis de Benavente, que já eram inquilinos, aquando da nossa chegada - momentos de partilha!

No dia seguinte foi um acordar relaxado e voltar ao carro sem pressas, apreciando a montanha e os amigos!

No final e contas feitas, fizemos 27,5km no primeiro dia e 10,5km no segundo - para mim, foi uma atividade excelente, pois o grupo puxou por mim para os levar mais além... e é tão bom quando o conseguimos!!

À Messe pelo sorriso, à Lúcia pelo positivismo, ao Nevão pela inocência na vontade e ao Galga- montanhas pelo companheirismo!!

Águia-real

CIMG2890

CIMG2759

CIMG2927

CIMG2833

CIMG2799

CIMG2642

CIMG3012

CIMG2974

CIMG3015

 Fotos do Galga-Montanhas

publicado por Vamos Ali às 13:23

comentário:
Olá! Olá!


Que saudades de tenho de vocês, de caminhar e das montanhas...!! Será que o país ficou mais comprido e as distâncias se alongaram? Ou será que nos "encurtaram" a bolsa? Ou será talvez que vamos deixando que outras coisas se interponham? Ou será preguiça pura, purinha e simples??? Ou será que acho que ja não tenho pernas para andar??? Image
Beijinhos, malta amiga! Bom fim de semana!
pyrenaica a 31 de Outubro de 2015 às 14:31

Segue-nos no

Meteorologia

Porto

Meteorologia por Freemeteo.com
pesquisar
 
Algumas noticias
Caminhar com a INATEL
"Para todos aqueles que gostam de conviver com a natureza, eis a oportunidade de caminhar com a Fundação INATEL e descobrir os trilhos e beleza que o nosso país esconde, tendo assim a possibilidade de contactar e desfrutar das bonitas paisagens, que se desdobram numa harmonia de luz, cor, sons e fragâncias..."clica aqui para saber mais