18
Jun 14

Dia 3 (09-06-2014) - Ref. Urriellu - Horcados Rojos - Tesorero - Llambrión - Canal de Tiro Callejo - Ref. Jermoso

8 Km - 1200 mts de desnível positivo


Radical

Iniciámos o dia com o Sérgio (guarda do Urriellu) muito mal disposto, devido às "barrigas rotas" da noite e para o alegrar convidá-mo-lo para a foto de grupo.
Despedidas e lá partimos para aquele que seria o dia mais comprido da nossa passagem pelos Picos.
Curva e contracurva, cruzámos o Jou sin Terre e parámos no Jou dos Boches, contemplando o anfiteatro e decidindo qual o caminho a seguir: os Cabos (parcialmente enterrados) ou pelos Urrielles - a decisão foi pelos cabos!
Agarre aqui, volta ali... e chegámos ao Collado do Horcados, onde já pudemos contemplar a Cabana Verónica. Pequena pausa para descanso e alimentação e seguimos à conquista do Tesorero.
A neve estava cada vez mais fofa, devido ao sol dos últimos dias, o que dificultava a nossa progressão. Já na base, deixámos as mochilas e iniciámos a escalada dos cerca de 100 mts que nos separavam do topo. Por aqui, por ali e fantástico panorama! O Naranjo, a Torrecerredo (que tínhamos escalado no dia anterior), o El Cable, a Verónica, o Pico Madejuno e o LLambrión, para onde iríamos a seguir.
Fotos da praxe e toca a descer! Comemorámos na base acompanhados do bando de gralhas que se juntou... aproveitando o festim!  
O nosso caminho era, agora, a meia encosta, em direção à Collada Branca.
Aproveitamos as pegadas deixadas por um grupo do dia anterior e subimos lentamente à base do LLambrión. Como a hora já era avançada e estava ali o Tiro Callejo, decidimos não escalar os últimos metros e avançar para o Jermoso.
A vista a partir do Canal é absolutamente Fenomenal!! - assim como o canal em si... muito empinado! Para descer, usamos a corda fixa e montámos um rappel na parte final - a mais desprotegida!
Já na neve, e como a inclinação era forte, montámos mais 2 "rappeis". Descobrimos o melhor caminho e baixamos até ao Refúgio. Com a nossa chegada, apareceu um quarteto de britânicos (com quem tínhamos cruzado no Urriellu e nos Horcados) , dando vivas pelo feito do grupo! Foi uma sensação, digamos... - Diferente! -  de fato aquela descida é brutal!! ;)

Para comemorar, fomos brindados com uma paella acabadinha de fazer - Delícia!!

O Jermoso é um local Mágico!!

A foto de despedida do Urriellu com o Sérgio

A subida dos Cabos no Horcados Rojos

A vista do Naranjo, a partir do collado

A trepada do Tesorero

Olhando a Cabana Verónica

O grupo no pico Tesorero

A meia encosta, em direção à Collada branca

No inicio do Canal do Tiro Callejo, com o ref. do Jermoso ao fundo

Rapelando no final do canal

Rapelando na neve

A magia do Jermoso!

A fabulosa paella!

 

Fotos da White Angel, Europa, Picos e do Águia-real

publicado por Vamos Ali às 09:00

Segue-nos no

Meteorologia

Porto

Meteorologia por Freemeteo.com
pesquisar
 
Algumas noticias
Caminhar com a INATEL
"Para todos aqueles que gostam de conviver com a natureza, eis a oportunidade de caminhar com a Fundação INATEL e descobrir os trilhos e beleza que o nosso país esconde, tendo assim a possibilidade de contactar e desfrutar das bonitas paisagens, que se desdobram numa harmonia de luz, cor, sons e fragâncias..."clica aqui para saber mais