14
Mai 13

Este fim de semana fomos Ali!! Banhos quentes e frios…

Organizada a equipa e com um dia cheio de sol à nossa espera, dirigimo-nos para a província de Ourense, Porto Quintela o nosso destino…à procura das águas termais e banhos quentes, que para desespero de alguns estavam submersos. Infelizmente neste dia, as ruinas romanas estavam parcialmente submersas e não foi possível tomar os famosos banhos termais!

Cheios de vontade de caminhar seguimos em direção à igreja de Santa Comba de Bande, que é uma pequena igreja visigótica de rara beleza, da segunda metade do século VII. Aí tivemos o privilégio de apreciar o interior da igreja e no seu exterior tirar várias fotos, incluindo a primeira de grupo.

Continuámos a caminhar e percorremos pequenas aldeias romanas até Forcados, sempre acompanhados de lindíssimas paisagens e boa disposição.

Regressámos às ruinas do acampamento romano, em Bande, Galiza, Aquis Querquenis, conhecida popularmente como A Cidá, que foi ocupada entre o último quarto do século I e meados do século II. Provavelmente foi construída para vigiar a Via XVIII ou Via Nova, que comunicava Bracara Augusta e Asturica Augusta.

Este local é um excelente monumento de cultura e beleza de paisagem e admiração. Disfrutámos do local e lá tiramos várias fotos incluindo as de grupo “Vamos Ali” – Juntos pela aventura!

Prosseguimos para o parque de merendas e apreciámos algumas iguarias, onde a “Siracaisa com Ameixa”, doce tipicamente Alentejano oferecida pela Sherpa-Lhamu fizeram sucesso.

Sempre com a mente nos banhos quentes dirigimo-nos a “Torneros”, povoação Galega até chegarmos a uma espécie de piscina, trata-se de uma nascente de água termal quente que se mistura com o rio. Aí aproveitámos para descontrair e usufruir das águas termais que estavam exageradamente quentes, no entanto os mais atrevidos lá foram ao tão desejado banho!!

Despedimo-nos de alguns amigos e partimos em direção ao parque de campismo das Cerdeirinhas no Gerês, onde montámos acampamento e fizemos uma jantarada de família.

Aos homens coube-lhes a árdua tarefa dos grelhados, às mulheres o famoso arroz de legumes e as saladas…um sucesso!!

No dia seguinte, de manhãzinha levantámos acampamento e prosseguimos em direção à Vila do Gerês para assistir à IX subida da Vezeira. Os trajes ricos do rancho folclórico da Paradela, a animação com as concertinas, a passagem do gado pelo centro da Vila do Gerês, num lindo dia de sol foram um sucesso e nós estávamos Ali para apreciar e fotografar o momento…foi lindo!

Para terminar o nosso fantástico fim de semana, nada como um almoço de grupo, onde a harmonia, a boa disposição e o companheirismo de todos nunca faltou!

Rocalva

 

Fotos do Ramirezi, Europa e J. preguiçoso.

 

publicado por Vamos Ali às 08:47

comentários:
Doce típico alentejano: Sericaia ou sericá :-)
Foi munto bom estar com vocês. Espero repeti-lo daqui a um mês
Anónimo a 14 de Maio de 2013 às 19:14

Excelente!!!
rais parta que nunca mais volto ao vosso convívio!
Águia-real a 14 de Maio de 2013 às 09:18

Arquivos de posts
Meteorologia

Porto

Meteorologia por Freemeteo.com
segue-nos no
pesquisar
 
Algumas noticias
Caminhar com a INATEL
"Para todos aqueles que gostam de conviver com a natureza, eis a oportunidade de caminhar com a Fundação INATEL e descobrir os trilhos e beleza que o nosso país esconde, tendo assim a possibilidade de contactar e desfrutar das bonitas paisagens, que se desdobram numa harmonia de luz, cor, sons e fragâncias..."clica aqui para saber mais