25
Fev 13

"Escalar o Porto"

Depois de uns dias bastante chuvosos, sábado amanheceu cheio de sol. Para muitos seria a 1ª vez que iriam atravessar o Rio Douro na típica lancha Flor do Gás. O rio estava calmo, o céu azul, o sol a brilhar e depois de um breve briefing fizemo-nos ao Douro eram cerca das 9:20.

Na Afurada seguimos na direcção do Cais de Gaia, sempre com as máquinas fotografias a disparar. Depois da 1º foto de grupo e de um pequeno lanche, começamos então a nossa “1ª escalada” até ao Hotel Yeatman passando por um belo miradouro onde já se sentiam alguns aromas vindos das pipas e balseiros das Caves abaixo. Visitamos os jardins da Taylor's e contemplamos novamente o Porto. Descemos ao rio, passamos o tabuleiro da Ponte Luís I e depois de subir a Calçada das Corticeiras (210m, 22% inclinação) chegados às Fontainhas entramos na Ponte do Infante. Com o avançar da hora almoçamos no Jardim do Morro e já de barriga cheia subimos até à Serra do Pilar, onde à nossa frente contemplamos umas das mais belas vistas da cidade, com o zigue-zague do Douro, a imponente ponte de ferro, a ribeira de Gaia e do Porto, com as suas escarpas, vestígios da Muralha Fernandina, a Sé Catedral.

Passamos o tabuleiro superior da ponte Luís I, entramos na zona da Pena Ventosa com a Sé Catedral como ponto principal, cuja visita foi obrigatória.

Descemos as Escadas das Verdades e as Escadas do Barredo até à Ribeira do Porto, onde passeamos até às Escadas dos Guindais (293 degraus) a nossa ultima “escalada”. No final passamos junto de um dos maiores vestígios da Muralha Fernandina e depois de visitarmos a Igreja de Santa Clara, descemos as Escadas do Codeçal (288 degraus) de novo até à Ponte. Seguimos toda a marginal e em Massarelos ainda bebemos e comemos uns petiscos, acompanhados por um bonito por do sol chegamos aos carros.

Realçamos o alegre convívio e integração dos novos participantes.

Obrigada a todos e ao Vamos Ali!

Distancia percorrida – 17km

 

Picos e Europa

 

Participantes: Açores, Pé-ante-Pé,  Bocanegra,  Pagali, Leonor, Messe, Roibos, Xertelo, Andorinha, Estorninho, Aguia Real, Pépé, Raio de Sol, Girafa, Polaina, Celta, Biana, Inverno, Estrela, Savage, Mimi, Picos e Europa e os caloiros: Matias, Isabel, José Rodrigues, Ana Rocha, Fátima, Laura Fernandes, João Marcos, Marta Martins, Sonilsa Gomes, Rosa Ustaque, Madalena e António.

publicado por Vamos Ali às 09:00

comentários:
Obrigado pela contagem das escadas 👌
Andava à procura há imenso tempo
Carlos Santos a 28 de Junho de 2017 às 22:50

Belo passeio e bela descrição do percurso!!

Parabéns ao Picos e à Europa pela organização!!




Xertelo a 26 de Fevereiro de 2013 às 13:42

Obrigado Picos e Europa!
Grande atividade cultural e grande produção de evento!
Venha a próxima!
Águia-real a 25 de Fevereiro de 2013 às 09:50

Segue-nos no

Meteorologia

Porto

Meteorologia por Freemeteo.com
pesquisar
 
Algumas noticias
Caminhar com a INATEL
"Para todos aqueles que gostam de conviver com a natureza, eis a oportunidade de caminhar com a Fundação INATEL e descobrir os trilhos e beleza que o nosso país esconde, tendo assim a possibilidade de contactar e desfrutar das bonitas paisagens, que se desdobram numa harmonia de luz, cor, sons e fragâncias..."clica aqui para saber mais